Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 26, 2016

Meditação - Salmo 119.15

Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.  Salmo 119.15

Fui procurar o verbete "meditar" do original hebraico utilizado neste verso, achei a palavra Hagar(o site no qual encontrei este significado é a  Enciclopédia Bíblica Online, recomendo) .  Hagar significa  refletir, raciocinar, ponderar,  pensar. Vamos agora considerar o interessante funcionamento de nossa mente. Entenda,  ela não pode ficar vazia por nem um segundo, ela está sempre em constante movimento, corre de um pensamento para outro com muita velocidade. Claro que diminuir o fluxo de pensamentos é possível, mas encerrá-lo não, este fluir não cessa, nem mesmo à noite, saiba que enquanto dormimos o sonho é a forma deste fluxo prosseguir.  Meditar seria então  diminuir ao máximo essa torrente de pensamentos e então ponderar calmamente sobre algum assunto. Para isso será necessário se despir de preconceitos, pois  meditar não é uma prática exclusiva de monges  católicos ou de adeptos de religiões…

Abençoadas riquezas - Salmo 119.14

Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.  Salmo 119.14


O autor deste salmo, seja ele quem for, era um homem rico. A qualidade e a extensão desta riqueza não nos ficam claro, mas sabemos  que  uma  riqueza importante na sua vida era sua obediência e amor aos mandamentos divinos. Esta também pode ser considerada uma espécie de riqueza.

Mas existem outros tipos de riquezas. As que estamos mais acostumados a perceber como tal. Honra, fama, sucesso, poder, recursos materiais, dinheiro, ouro.  Estamos acostumados a perceber este tipo de riqueza como mundano,  algo que pode trazer prejuízos espirituais. O cristão rico muitas vezes é visto com maus olhos pelos  outros crentes. É como se fosse pecado ser rico. Mas não é, isso é um equívoco. De fato, a fortuna, poder e fama não são más. Tudo isso pode ser alcançado pelo cristão  e deve ser motivo de  dar graças a Deus. O problema está quando o homem desvia o olhar do Senhor, desvia sua confiança do verdadeiro e úni…

A Bíblia em sua voz - Salmo 119.13

Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.  - Salmo 119.13

Que a bíblia é a boca de Deus isso está bem claro para a maioria dos cristãos, isso não se discute. Alguém ainda disse uma vez " se você deseja ouvir a voz de Deus ( literalmente pelos ouvidos) , deve ler a bíblia em voz alta". A sugestão é boa. Na verdade o próprio salmista já utilizava esta prática. Ele diz "eu declarei" , ou seja, eu falei, usei a minha voz para expressar o que dizer o que Deus falaria se  ele se manifestasse em forma humana em nosso meio.  Assim como o salmista, deveríamos começar a apreciar mais este recurso, ler a bíblia em voz alta.

A leitura em voz alta tem várias vantagens. Ela potencializa a assimilação, porque conjuga o sentido da visão ao da audição.  A memória fixa mais fortemente a palavra ouvida do que o vocábulo meramente lido, ou seja, é mais fácil gravar o conteúdo lido  quando se lê oralmente. Outra vantagem da leitura oral é a qualidade do que estamos absorvend…

Deus que me ensina.- Salmo 119.12

Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos. - Salmo 119.12


Lendo uma primeira vez fica para estranho o que o salmista quer dizer com ensina-me os teus caminhos. Isso pelo fato de que ele está justamente escrevendo um salmo   elogiando estes mandamentos, logo ele os conhece.
Aí que me ocorreu que muita gente vai na escola, conhece o conteúdo, sabe o que é, até mesmo consegue decorar algumas regras e fórmulas, mas lhes falta capacidade de entender no que elas se aplicam e qual a sua importância. Elas conhecem mas não entendem. É uma situação bem difícil. Sabem, por exemplo,  a Fórmula de Bháskaramas não tem a mínima ideia de onde aplicá-la e para que ela serve .
Nós precisamos saber utilizar nosso conhecimento adquirido na leitura bíblica. Não basta simplesmente conhecê-la, é preciso entender para que ela serve , como e onde aplicá-la. Há muitas pessoas que conhecem a Bíblia , mas não são todos que sabem empregá-la corretamente em suas vidas. É preciso ajuda. Ajuda de Deus, sim, …

De Coração - Salmo 119.11

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.-  Salmo 119.11


O povo hebreu, há milênios, mantém um costume  muito bom e saudável, um costume que  faz parte da cultura e da tradição do judeu no mundo todo. Assim que a criança começa a falar, aprende passagens-chave da Torá, notadamente a primeira passagem  é o Shemá, que é mais importante confissão e fé que o judeu aprende (O Shemá é praticado por  toda vida e é parte das preces matinais e noturnas) . O Shemá é uma declaração curta e concisa que diz: “Escuta ó Israel, o Senhor nosso Deus é Um”. As palavras ficam enraizadas de tal forma que o pequeno judeu, já consegue expressar sua fé em apalavras antes mesmo de compreendê-las bem. Estão plantadas no coração e de lá jamais sairão. Nossa cultura ocidental colocou na palavra decorar um sentido negativo que certamente ela não tem, um sentido de memorizar sem se importar com o conteúdo, mecanicamente. Mas não é esse o sentido original desta palavra. Decorar significa introd…

Total de visualizações