Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 19, 2016

Pedir com coração - Salmo 119.10

Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. - Salmo 119.10

Quais são seus pedidos em oração?  O que você clama com mais frequência para que o Altíssimo lhe conceda? O salmista se achega a Deus e lhe faz um pedido. O pedido que mais lhe importava, trouxe sua necessidade urgente. O que será? Vitória sobre seus adversários? Sabedoria como pediu Salomão? Riquezas? Bens? Longevidade? Saúde? Não ,nada disso, seu pedido é superior, além de superior é totalmente inesperado. Eu ainda não ouvi ninguém erguer a voz na Igreja e fazer este pedido. O que ele pede?
“Não me deixes desviar dos teus mandamentos.”
Seu desejo é obedecer, ele quer agradar a seu Deus acima de tudo. Ele chega na presença do Senhor e apresenta seu pedido: Eu desejo te obedecer, não me deixes desviar dos teus caminhos. A intensidade da busca é o tamanho da intensidade do sentimento. O salmista diz “ de todo o coração”, ou seja uma busca incessante, constante e inabalável. Ele amava o Senhor. Um bom fi…

Um caminho sujo para o jovem limpo - Salmo 119.9

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.  Salmo 119.9

Imagine comigo uma cena : um rapaz  limpo e  cuidadoso , com vestes muito brancas, tem de  cruzar por um caminho difícil e sujo para chegar ao seu destino. Para complicar , o lugar que o espera só o receberá se estiver com suas  vestes limpas. A trilha é lamacenta e ele irá inevitavelmente se sujar. Não há grama, concreto, pedras ou algum atalho identificável, ele terá que passar pelo barro. Para um jovem asseado como ele , a sujeira é desafiadora, incômoda, detestável. Sua aflição é grande por que sabe ter que trilhar este caminho. Mas imagine também que ele ouça alguém que lhe dirige a palavra dizendo: por aqui, escute a minha voz, siga por este caminho, desvie dos buracos. Mais adiante  esta voz lhe  avisa sobre uma poça, um galho, um obstáculo e assim  por diante, conselho sobre conselho, ele vai seguindo sem duvidar que essa voz lhe manterá  longe da sujeira e dos perigos do caminho. Não prec…

Não me desampara - Salmo 119.8

Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente  -  Salmo  119.8


Todos nós precisamos de amparo, ninguém é super homem nem super mulher a ponto de achar nunca vai precisar de um ombro amigo para lhe amparar no dia da angústia. O dia da angústia certamente virá, para todos, tanto os filhos de Deus como para os ímpios. Quando a tempestade se abate sobre nossa vida, quando os momentos difíceis nos sobrevém é fácil se sentir abandonado, desamparado , muitos ficam oprimidos . Mas isso não pode jamais descambar  para o desespero.O desespero é característica daqueles que não tem esperança, não possuem uma base sólida onde possam repousar, não possuem expectativa alguma de alívio de seu sofrimento. Isso pode ocorrer com os que não conhecem a Cristo mas não  com os filhos amados de Deus. Um filho de Deus sofre, lamenta, chora, sente-se frágil, até mesmo oprimido, mas ele jamais se sentirá desamparado, pois ele não está só, o Senhor é seu pastor e nada lhe faltará. Deus lhe deixou seus …

Dois passos para louvar de coração - Salmo 119.7

Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido as tuas retas ordenanças.  Salmo  119.7


Que nos devemos louvar ao Senhor nenhum crente tem dúvida. Isso é claro e evidente como o sol do meio dia. Parece tão natural que devamos cantar , exaltar ao nosso Criador que ninguém reflete muito sobre este assunto. Não há , parece, muito a ensinar sobre isto, é tudo bem automático, adequado a liturgia de cada denominação: umas erguem as mãos, outros batem palmas, alguns fecham os olhos, há os que cantam junto com o dirigente do culto,  outros gritam a plenos pulmões "glórias" e "aleluia". Mas é aí que mora o problema das coisas que são demasiado óbvias: ninguém pensa profundamente sobre elas, ninguém para e reflete sobre o que estamos fazendo, como estamos fazendo e para quem realmente estamos fazendo. Por que ergo as mãos? Se é por que todos também estão erguendo, é costume. Por que canto com o dirigente? É por que ele é meu amigo e não quero decepcioná-lo? Por que gri…

Confusão - Salmo 119.6

Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. Salmo 119.6 

Todos passamos, durante a vida,  por situações que nos deixam sem desconfortáveis,  atordoados e com muita raiva, envergonhados, decepcionados. Seja na ocasião em que um  amigo   te decepcionou,   ou surgem dívidas inesperadas, problemas no amor não correspondido , a perda de um emprego. Tudo isso nos causa   sentimentos de desilusão, vergonha e frustração . Lendo em várias traduções bíblicas percebemos que a palavra confundido é usada como sinônimo de envergonhado , desiludido e frustrado. Ainda que estas   opções pareçam diferentes entre si , elas revelam dois tipos de sentimento que ocorrem quando alguém espera  confiantemente em algum recurso e este recurso acaba por falhar no momento  mais importante. Este recurso pode ser uma pessoa, um método, uma situação ou nós mesmos, nossas capacidades. O Salmista sabe que se atentar para os mandamentos divinos ele não será envergonhado, nem desiludido.
A des…

Caminhos Dirigidos - Salmo 119.5

 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.  Salmo 119.5


Há algum tempo atrás, estando em  Porto Alegre , estive procurando uma livraria que sabia se localizar no  centro da cidade. Como não conheço quase nada da capital tive que pedir ajuda para estranhos. Quem já passou por isso sabe como é complicado pedir informações, muitas vezes as informações se desencontram e algumas pessoas mais atrapalham do que ajudam. Como saber em quem confiar? como saber quem sabe corretamente a localização que estamos a procurar? Andando ( e cansando)  bastante encontrei a tal livraria , depois de enfim  ouvir uma pessoa que tinha uma informação aproximadamente correta. Eu me gastei e cansei por que não sabia quem procurar,não sabia identificar, entre aqueles milhares de rostos que cruzavam por mim, um que fosse confiável , um que tivesse boas informações  para que eu pudesse seguir por um caminho curto e  seguro para eu chegar tranquilamente ao local. Os homens estão a …