Pular para o conteúdo principal

O Sínodo de Dort

Jacobus Armínio foi um pastor, teólogo , professor e pregador holandês, de confissão reformada que rompeu, não explicitamente , segundo seus termos,  com a tradição doutrinária do Catecismo de Heidelberg a Confissão Belga, documentos oficiais do Calvinismo.
Suas ideias geraram polêmicas e controvérsias acirradas.


A controvérsia dividiu a nação e se prolongou até 1609, quando Armínio morreu vitimado pela tuberculose. No ano seguinte, seus simpatizantes publicaram a “Remonstrância”, um documento no qual resumiram em cinco pontos a sua rejeição do calvinismo clássico.
Maurício de Nassau decidiu que um sínodo nacional deveria ser convocado em 1 de novembro de 1618. Estava criado o quadro para o surgimento do famoso Sínodo de Dort.

Recebendo apoio do  Rei James  I da Inglaterra,  os holandeses enviaram correspondência aos reformados de todos os países para enviarem seus representantes para o Concílio para que pudessem chegar a um consenso que amenizasse o desgaste oferecido pelo debate ao mesmo tempo que unificasse o ponto de vista considerado ortodoxo.
 O sínodo de Dort   foi um Concílio da igreja Reformada Holandesa convocado a  fim de que as doutrinas defendidas pelo sistema conhecido como os Remonstrância , mais tarde conhecida como Arminianismo   fossem colocadas sob julgamento. Embora realizado em âmbito nacional, foi o maior sínodo da história da igreja Reformada . Ele ocorreu na cidade de  Dordrecht, na Holanda, de 1618 a 1619.


  O Sínodo  teve 180 sessões que se estenderam de 13 de novembro de 1618 a 29 de maio de 1619. Os delegados holandeses incluíam 58 pastores e presbíteros enviados pelos sínodos provinciais e cinco teólogos de diferentes academias. Também compareceram 28 teólogos de diversas cidades da Inglaterra, Escócia, Alemanha e Suíça (inclusive de Genebra). Os remonstrantes participaram do sínodo por algum tempo, mas depois foram afastados. Com base nos relatórios das delegações, uma comissão de nove membros redigiu os Cânones, que condenaram as idéias dos arminianos e afirmaram as convicções reformadas.
Do Sínodo de Dort surgiu o documento chamado Os Cânones de Dort, expressão  oficial do ensino ortodoxo calvinista no mundo todo.


Fontes 

http://www.mackenzie.br/

https://bereianos.blogspot.com.b

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores