Pular para o conteúdo principal

Medo de acertar. Salmo 119.39

 Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons. Salmo 119.39





É possível fazer o bem e ser envergonhado  por causa disto?
É possível que sintamos medo de acertar?
Então vamos ver.
Hoje é difícil manter uma postura ética no meio do caos conceitual que toma conta do mundo ocidental. Há muitas "verdades" e quase nenhuma certeza. O relativismo é o lema deste século.

Porém a Bíblia permanece sendo o maior referencial de bondade para as nossas vidas. Não importa o que este mundo confuso e perturbado diga. Afinal, ele sempre vai contrariar o Senhor, este é o sistema maligno, o sistema mundano. Tudo normal neste mundo  depois da queda de Adão e Eva...

É necessário fazer o bem, o bem que a palavra de Deus instrui e  não importa o que o resto dos homens vão pensar ou julgar.
O salmista amava e cumpria os divinos preceitos por que eles eram bons, mas mesmo assim ele sabia que haviam pessoas que o criticavam, que o desprezariam. Parece incrível que alguém seja escarnecido e injuriado por fazer o bem, mas foi isso que ocorreu com Jesus, com José, com Davi e tantos outros.
Há sempre uma mente maligna para criticar quem decide obedecer aos divinos mandamentos. Estes não se cansam de humilhar e infamar sordidamente a reputação dos crentes  que se esforçam em viver pelos ditames bíblicos.
O salmista temia este opróbrio.  Opróbrio é sinônimo de infâmia, de humilhação, de desonra. Quem de nós não teme ser desprezado pelos homens?
 Mas os juízos do Senhor são bons, não podemos desistir de procurar fazer o bem, mesmo que isto nos custe o desprezo da sociedade.
Veja alguns exemplos: a sociedade já aceita o  adultério, aceita o homossexualismo, aceita o aborto. Quem é contrário a estas práticas e procura manter-se firme em suas convicções bíblicas, com certeza será desprezado pela sociedade, será tratado como um retrógrado, fundamentalista, alguém sem muita inteligência.

Os nervos tremem, um suor frio pode escorrer pelo rosto aflito. Uma dor quase física pode acusar no peito.   É muito importante aprender a vencer este medo, esta angústia de ter que andar na contramão do  resto da sociedade. O medo de parecer bobo ou fora de moda, medo de parecer diferente do resto. Medo da vergonha. Ser bom, ser honesto, não trair, não revidar ofensas é motivo de vergonha.

Ok. Você já passou por isso. Eu também. É   preciso superar este  temor de ser envergonhado, ridicularizado por fazer o que é correto, de fazer o que Jesus nos ordena. Custe o que custar, pois quem não for firme em obedecer não é digno de ser chamado cristão.

Nós estamos certos e não é permitido recuar em nossos princípios, não é permitido ceder aos argumentos mundanos. Nós estamos bem melhor obedecendo aos bons juízos do Senhor ao invés de receber os aplausos do relativismo mundano. 

Deixe este  medo de fazer o bem, o que é certo , o medo de não ceder ao padrão corrupto do mundo.  Este padrão corrupto  pode nos paralisar , mutilar e por fim acabar com nossa vida cristã. 

Pense.  Agir certo pode fazer com que você seja escarnecido pelos ímpios, mas agir errado pode fazer com que sua consciência o acuse de negar a Cristo, o que é pior. 

Faça o bem e não tema ser envergonhado por causa disto.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores