Pular para o conteúdo principal

Aprendendo a tomar conselhos. Salmo 119.24

Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. Salmo 119.24



Percebo entre os  nascidos em minha geração, jovens com menos de 40,  a ideia, totalmente descabida, de que não precisamos de conselhos. Essa nova geração se acha muito esperta,  sabe sobre tudo, conhece sobre tudo e entende sobre tudo. Pelo menos é o que muitos deles pensam.
Essa é meramente uma ilusão projetada em suas mentes juvenis.  Em todas as épocas da história a verdade é uma só: os jovens precisam se cercar de bons conselhos para não cometerem decisões estúpidas. Quem pede conselhos a pessoas certas, evita muitos dissabores na sua vida.
A juventude precisa aprender a pedir conselhos, bons conselhos, para lidar com este mundo cada vez mais impiedoso  e maligno. Pessoas de 60 ou 70 anos já tem uma boa bagagem para usar como suporte de suas decisões, mas um moço de 20 anos que suporte tem? Um jovem humilde se poupa de muitos fracassos usando como suporte a sabedoria dos mais velhos.
Ah, mas não existem jovens maduros e que tomam boas decisões? Sim eles existem, são poucos, mas existem.
Estes jovens que tomam boas decisões com certeza estão  buscando conselhos edificantes, seja  em revistas,  sites, jornais, livros, amigos, e principalmente no bom e velho diálogo com pessoas mais experientes.
O escritor do salmo 119, provavelmente um homem jovem, escreveu neste mesmo salmo, versículo 9:

"Como pode um jovem conservar puro o seu caminho?
 Vivendo-o de acordo com a tua Palavra."

Era um jovem que sentia prazer na sabedoria, possuía prudência  e bom senso, e procurava a sabedoria  que ele encontrava nos divinos conselheiros.
 Mas não é só os jovens que precisam de conselhos, grandes homens de Deus tiveram seus conselheiros: o rei Salomão mesmo destaca isso em    Provérbios 24.6:

Quem sai à guerra precisa de orientação, 
e com muitos conselheiros se obtém a vitória.


Os maus conselhos

Nem todo conselho é bom, é preciso cautela ao procurar conselhos. Existe risco de darmos ouvidos ao mau conselho, isso é um problema especialmente sério. Muita gente evita conselho por medo de receber uma sugestão perversa. Temos um exemplo bíblico:
Roboão, filho do sábio rei Salomão, tomou maus conselhos, ao invés de ouvir o conselho dos anciãos, que haviam crescido e vivido com seu pai no palácio, resolveu seguir os conselhos  dos mais jovens, seus amigos (2 Crônicas 10.1-19; ). O resultado foi péssimo: perdeu boa parte da sua herança,  teve o reino herdado do seu pai dividido em duas partes.
O problema não é pedir conselhos, mas pedir maus conselhos, de fontes e pessoas erradas.



Pessoas que podem  oferecer bons conselhos

Esposo ou esposa.
Pais,   por que querem o nosso bem e tem mais experiência.
Os anciãos da igreja.
O Pastor, ou líder da igreja .
Amigos, de preferência os mais velhos.
Colegas de trabalho.


Perguntas para avaliar  um bom conselho

Foi  dado por pessoa  boa, justa  e honesta ? Pedir a um mau caráter conselho só prova que  você é carente de bom senso. Evite pedir sugestões a pessoas sem Deus pelo mesmo motivo anterior.
São sugestões desinteressadas? Por exemplo, perguntar ao chefe se você deve ou não pedir aumento não é uma boa ideia.
A pessoa que é experiente no assunto que você precisa saber? Pedir ajuda sobre casamento com uma irmã da Igreja que jamais casou seria insensato.
Caso precise de conselho jurídico, busque uma advogado, conselho de saúde procure um médico e assim por diante, parece óbvio, mas para muitas pessoas não é. Amigos e familiares não podem dar conselhos especializados.

Por fim, vamos analisar o ponto fundamental para um bom conselho.

Um bom conselho para um cristão deve ser basicamente bíblico. Uma recomendação  baseada na Palavra de Deus é uma condição fundamental de  um bom conselho.  Por isso ler a Bíblia é o melhor conselho.

E você , tem tomado bons conselhos diariamente?




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores