Pular para o conteúdo principal

Equidade e Iniquidade - Salmo 119.3

E não praticam iniquidade, mas andam nos seus caminhos.
Salmos 119:3
Anomia

Lendo este salmo me interessei por  refletir, mais acuradamente,  no significado de iniquidade e sua aplicação para  nosso contexto da vida moderna.
O dicionário traz  iniquidade como sinônimo de injustiça, malicia, maldade. Mas na Bíblia ela alcança um sentido um pouco mais restrito. Os tradutores, quando esta palavra aparecia no Novo Testamento, traduziram a palavra  ανομια (anomia) que significa falta de conformidade com a lei, negação da lei, não aceitação da lei. A palavra que aparece no hebraico, do texto usado neste salmo, é עוון (avon), que traz a ideia de afastamento da vontade divina, erro, maldade.
E é exatamente o sentido desta palavra neste texto. A iniquidade é o pecado  específico do rebelde, do que não aceita determinações superiores, aquele que se acha "dono do próprio nariz", para usar uma linguagem corriqueira. Quem não aceita viver de acordo com a vontade de Deus é iníquo, ou seja, nega a autoridade divina, nega o seu mandamento, enfrenta o próprio Criador e Legislador do Universo.
Este tipo de pessoa, fabrica para si o seu próprio caminho, sua própria lei e é dirigido somente pelos seus interesses, geralmente egoístas e mundanos. Por isso o salmista diz: "praticam iniquidade, mas escolhem seus caminhos (andam)".

O oposto de iniquidade é equidade. O contrário do iníquo é o reto. Quem possui um caráter reto é por que é sinceramente submisso  à vontade do Senhor.  Retidão é sinônimo de equidade .
O homem reto é elogiado pelas Escrituras. O reto tem a virtude de seguir a direção indicada pelo senso de justiça, pela verdade; virtude de estar em conformidade com a lei divina e dela não se desviar , seja qual for a consequência imediata disto.
Temos os melhores exemplos na vida de Daniel, mostrando sua retidão preferido obedecer a vontade de Deus em vez dos caprichos do rei,  temos  José,  Abel. Homens que são firmes no propósito de servir a Deus, custe o que custar, são leais e confiáveis, não procuram desviar-se  da justiça para obter vantagens ou buscar privilégios. Homens que tinham equidade.


É preciso fazer uma reflexão, para descobrirmo se estamos procurando apenas nossos interesses, nossos desejos, buscando  caminhos que, aos nossos olhos, nos tragam conforto e prazer ao mesmo tempo deixamos de lado nosso dever de cumprir a vontade de Deus. Buscar a equidade é um dever de todo o salvo.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores