Pular para o conteúdo principal

De Coração - Salmo 119.11

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.-  Salmo 119.11




O povo hebreu, há milênios, mantém um costume  muito bom e saudável, um costume que  faz parte da cultura e da tradição do judeu no mundo todo.
Assim que a criança começa a falar, aprende passagens-chave da Torá, notadamente a primeira passagem  é o Shemá, que é mais importante confissão e fé que o judeu aprende (O Shemá é praticado por  toda vida e é parte das preces matinais e noturnas) . O Shemá é uma declaração curta e concisa que diz: “Escuta ó Israel, o Senhor nosso Deus é Um”.
As palavras ficam enraizadas de tal forma que o pequeno judeu, já consegue expressar sua fé em apalavras antes mesmo de compreendê-las bem. Estão plantadas no coração e de lá jamais sairão.
Nossa cultura ocidental colocou na palavra decorar um sentido negativo que certamente ela não tem, um sentido de memorizar sem se importar com o conteúdo, mecanicamente. Mas não é esse o sentido original desta palavra.
Decorar significa introduzir para dentro de nós, para que faça parte da nossa estrutura. É isso que o judeu faz, ele decora passagens bíblicas para que elas estejam sempre a disposição quando for necessário, ele quase que literalmente põe  estas palavras dentro do seu coração.
Eu realmente gosto da palavra decorar. Ela tem mais impacto que a palavra memorizar. Eu entendo que se memorizar é  colocar na memória, então decorar   é colocar no coração
O cristianismo precisa aprender isso, precisamos amar as Sagradas Escrituras de toda  nossa alma, com toda a força do nosso ser, afinal elas são as palavras do nosso   Deus e salvador.
Para desviarmos nossa vida do erro, da pecado.
Para fugirmos de uma tentação.
Para resistirmos na prova.
Para lembrarmos das promessas do Senhor para nós.
Para nos alegrar na grandeza do amor de Cristo.

São vários os motivos que temos para esconder a Palavra de Deus no nosso coração.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores