Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 20, 2015

Aprenda com os pastores de Belém

Dia 25 de dezembro comemoramos o Natal. Não temos  a data correta, pois não se sabe ao certo em que dia o Senhor Jesus nasceu, até porque não há uma data específica registrada na Bíblia. Existem muitas teorias que tentam explicar o motivo de convencionar-se o dia 25 de dezembro. Mas o motivo da convenção não é importante e não vou explicar isso aqui.
Apesar da referência comercial que virou o natal para muitos, do apelo emocional do presente, da comunhão com familiares, da festa em si, para o cristão esta festa se reveste uma importância  especial. Este motivo é o nascimento de Jesus. Ele  teve  em Belém da Judeia, um nascimento   singular, simples e humilde.
Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para to…

Salmo 97 - O Senhor Reina

Este  salmo que fala sobre o reinado de Deus sobre o Mundo e seu triunfo eterno. Faremos mais    uma análise indutiva, versículo por versículo.  A versão bíblica  utilizada é a ARA  (Almeida Revista e Atualizada).  Este será um Estudo Bíblico Indutivo do Salmo 97.


Salmos 97  O Salmo todo é um elogio à grandeza e majestade divina. O salmo não revela o autor, mas a sugestão de composição pelo rei Davi é interessante, dada a habilidade que o poeta demonstra. 
 Assim como a autoria, a data e o local da composição nos são desconhecidas.

1 - O Senhor reina, regozije-se a terra; alegrem-se as numerosas ilhas. Aqui o salmista usa um antropomorfismo, atribui às ilhas e a terra sentimentos de alegria por serem governadas por Deus. A natureza jubila por que foi criada e está sendo regida pelo maravilhoso Legislador e Governador soberano do Universo
2 - Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e equidade são a base do seu trono. É impressionante o conhecimento dos atributos divinos que exibe escr…

Salmos Imprecatórios

Salmo 6  -   Salmo 7  -  Salmo 35  -   Salmo 40   -   Salmo 55  -  Salmo 58   -  Salmo 59  -    Salmo 69  -   Salmo 79  -  Salmo 109  

Salmos imprecatórios são salmos que expressam de maneira dura, realista e viva, os  sentimentos de ira dos salmistas contra os ímpios.  As palavras destes versos  são  fortes e agressivas,  elas , em muitas vezes   confrontam  nossa   sensibilidade cristã. As imprecações  são um  veículo literário de vibração fogosa da alma semita, fortemente imaginativa e realista, mostra o ímpeto de uma alma que está fervendo de ódio contra o mal. Um ódio justo, que reflete um coração preocupado com a pureza e a santidade do povo de Deus.  
Para fazermos uma apreciação justa deste tipo de salmo precisamos entender que a realidade vivida pelos salmistas que compunham estas imprecações era bem diferente da nossa. Eles não haviam ainda sido ensinados pelas palavras de Jesus e nem ensinados pelo Apóstolo Paulo  sobre o amor universal de Deus pelos seres humanos .  Para este…