Pular para o conteúdo principal

Estudo Bíblico Indutivo - EBI

  

  Introdução

O estudo Bíblico indutivo é  um método que procura levar o leitor a estudar o texto cuidadosamente, observando todos  os detalhes. Desta forma  não se tenta impor ideias próprias ou opiniões sobre o texto.  A Bíblia deve falar por si mesma,   sem preconceitos ou manipulações textuais.
Este método é especialmente vantajoso  porque nos provê a possibilidade de aprendermos ensinos não tendenciosos daquilo que Deus está comunicando através da porção da Escritura em questão.
Você analisa  as   palavras, as frases, sentenças, parágrafos e capítulos, e começa a descobrir e desenvolver as ideias que eles contém.  Primeiro você entende o texto , o autor e seu contexto, só depois você tentará extrair aplicações pessoais.

Resumo deste método.

Primeiro lugar, disponha de um tempo determinado para ler. Nem muito extenso para não ser cansativo, nem curto,  que  seja suficiente para entender bem o texto escolhido.

 Depois ache um lugar confortável, pegue uma Bíblia comum, não uma Bíblia de estudo. Isso é importante, você precisa aprender ao não correr direto para a conclusão dos comentaristas bíblicos. Faça suas conclusões primeiros e depois, se desejar, compare com os comentários de especialistas. Pegue também canetas, lápis, um caderno e um dicionário comum.
Pronto, munido disto  escolha um trecho simples do texto Sagrado. É importante começar a treinar com trechos simples.  De preferência um capítulo apenas, ou até menos.
Ore para Deus iluminar seus estudos. 
Agora comece suas leituras e apontamentos. Sinta-se livre para anotar o que lhe vier à mente ao ler os Sagrados Escritos.

Basicamente esse é um resumo bem simples do método indutivo.



Vamos aos detalhes.  Algumas coisas interessantes para  começar seu estudo:




As 3 partes do método indutivo
 O método indutivo é dividido em 3 partes –
Definição do texto – interpretação do texto -  aplicação do texto


Creio que este é o melhor método  para  aprendermos da Palavra de Deus. Ele é um método que faz com que tenhamos mais atenção ao que realmente quer dizer, ao invés de procurarmos no texto passagens agradáveis que nos façam sentir confortáveis. No método indutivo o  texto é soberano e temos que nos sujeitar a ele.


 Faça muitas perguntas ao texto

Nunca se canse de perguntar ao texto. Estudar exige que se façam perguntas, vamos aqui citar as principais, mas você não deve se limitar a estas , faça também suas próprias perguntas.
Escritor - Pergunte quem escreveu o texto.
Onde? -  Pergunte de onde o autor está escrevendo.
Para quem? - Pergunte para quem o texto foi escrito, quem foi o destinatário original da mensagem.
O que foi escrito? - Pergunte o tema ou o foco da mensagem. Esta é uma pergunta que pode ser mais difícil de responder e , você precisará ler mais de uma vez o texto para descobrir.
Exemplo básico.

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,
A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,
1 Timóteo 1.1-31

Autor : Apóstolo Paulo
Local : Macedônia
Destinatário: Timóteo  que estava em Éfeso.
Tema: Uma epístola pastoral , Paulo ensina Timóteo os preceitos fundamentais para o bom exercício de seu ministério.
Estas são perguntas básicas, que podem (e devem) ser mais bem trabalhadas e aprofundadas.


Seja observador e detalhista
Quantas vezes fazemos uma leitura apressada do texto e passamos sobre detalhes muito importantes do texto, por isso, olhe atentamente, palavrinha por palavrinha, pontos, vírgulas, acentos, tudo é importante e digno de ser estudado.
Existem princípios de observação:
Cuidado ao  lidar com os diversos gêneros de composição, dentre os quais as figuras de linguagem, as parábolas e as alegorias.
Cuidado com os pontos.  É fácil passar batido pelos sinais de pontuação.
Cuide com o entorno do texto. Algumas vezes lemos uma citação como se fosse mandamento, outras lemos uma pergunta como se fosse afirmação.
Temos no texto acima, como principais observações, o tom paternal de Paulo, a sua grande estima por Timóteo e a ênfase paulina na centralidade de Cristo como doutrina a ser ensinada para a Igreja.


Aplique o texto
Depois de perguntar , interprete o texto.  Encare o ponto de vista do autor, se possível leia em voz alta e com a ênfase necessária os diálogos. Tente se colocar no lugar do emissor e do receptor da mensagem.
Revire o texto, olhe por todos os ângulos, imagine-se como um leitor da época.
Use dicionários, mesmo com palavras que lhe pareçam familiares, um bom dicionário pode alargar horizontes interpretativos!
Faça anotações. Comente , tire suas próprias impressões. Lembre de casos parecidos no restante das Escrituras.
Não adianta fazer uma observação e um  estudo refinado do texto e deixar  o texto lá, a quase 2 mil anos atrás, intocado e inatingível.
É preciso aproximar o texto da nossa realidade, isso se chama contextualização.
Também é necessário fazer com que o texto seja ministrado sobre nossa vida, que o texto fale ao nosso coração hoje na vida cotidiana, isso se chama aplicação.
Sem contextualização e aplicação o estudo se tornará totalmente enfadonho e irrelevante.


Mais  alguns pontos

 Definição do Texto
Confirme os limites da passagem : pode ser um parágrafo, um salmo, um capítulo ou mesmo um livro inteiro, desde que pequeno. É necessário que a passagem seja completa, não tem como analisar metade de um salmo isoladamente , por exemplo.
Compare as versões: uma versão Revista e Corrigida (ARC) outra Revista e Atualizada (ARA)  existem outras mas estas são as mais conhecidas;
Analise o tipo de literatura: versos, provérbios, narrativas, cartas, sonhos, visões, profecia, história, conselho, mandamento


Interpretação do texto
Reconstrua o texto, fazendo observações;
Pesquise o ambiente social
Pesquise os aspectos geográficos
Determine a época da passagem
Examine a localização do autor ao escrever
Analise os detalhes
Analise a autoria
Examine para quem foi escrito - destinatário
Explique todas as palavra e conceitos que não forem óbvios
Faça “estudos de vocábulos
Teologia do texto
Investigue o que outras pessoas disseram sobre a passagem


Aplicação

Analise os assuntos que dizem respeito à vida
Esclareça as possíveis áreas de aplicação (fé ou ação)
Determine as categorias de aplicação (pessoal, coletiva, social, econômico, religiosa, financeira.)
Determine a época a ser focalizada na aplicação
Esclareça os limites da aplicação (o que não pode ser feito)
Agir a partir das conclusões alcançadas.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores