Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 27, 2013

A Importância da Reforma nos nossos dias

A Importância da Reforma nos nossos dias

Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.
Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.
A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagand…

Filmes Sobre Lutero

Encontrei no youtube estes clássicos sobre a vida de Lutero. São filmes que , além de trazerem a biografia resumida do grande reformador, mostram os momentos  iniciais da ebulição da Reforma Protestante, primeiro na Alemanha e depois em toda Europa.

O primeiro é um video antigo, em preto e branco, mas nem por isso desinteressante.



O segundo é mais atual , a produção é mais elaborada.





Reforma Protestante

De caráter religioso marcando a passagem do mundo medieval para o moderno, a Reforma Protestante teve início no século XVI com Martinho Lutero, que em 31 de outubro de 1517, pregou as 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, sendo que, dentre estes, os princípios fundamentais seriam conhecidos como  as Cinco Solas. Essas teses condenavam a avareza e o paganismo que existia dentro da Igreja Católica Romana. As Teses foram traduzidas em alemão copiadas e impressas, e após um mês toda Europa já as conhecia.
 Depois de diversos acontecimentos, foi aberto um processo em junho de 1518 por parte da Igreja Romana contra Lutero, por causa de suas 95 Teses durando até janeiro de 1521. Lutero foi exilado no Castelo de Wartburg, em Eisenach, onde permaneceu por cerca de um ano, enquanto estava preso no Castelo, Lutero trabalhou em sua tradução da Bíblia para o alemão, e em setembro de 1522, foi impresso o novo testamento. Em janeiro de 1521 foi realizada a Dieta de Worms, onde convocaram Lut…