Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 29, 2013

Lex orandi, lex credendi

Lex orandi, lex credendi ( Lei da oração é a Lei da Fé) , ou na forma completa: Lex orandi, lex credendi Lex orandi statuat legem credendi. Traduzindo: A norma da oração estabeleça a norma da fé. A Igreja crê o que ela ora. Por outro lado, a Igreja celebra ou cultua o que ela crê. A Liturgia é definida  como sendo o “culto da fé cristã”.
Lex orandi, lex credendi   refere-se à relação entre culto e crença, ou seja esta expressão significa que a doutrina da Igreja está baseada sobre um princípio espiritual, oração e liturgia. Sempre antes da doutrina vem a oração. Isto é uma regra da Igreja primitiva. A importância de se colocar a ordem correta é essencial. Não se pode buscar regras de fé sem conhecer o valor da oração.
O cânon, a doutrina e o credo vieram depois  de a Igreja já estar em pleno funcionamento. Os apóstolos já se reuniam para orar e cultuar a Deus antes de organizar os alicerces doutrinários que, mais tarde, orientariam a vida e a comunhão dos salvos. Por outro lado não se pod…