Pular para o conteúdo principal

Apostasia. 1 Timóteo 4.1


Apostasia vem do  grego antigo απόστασις - apóstasis e significa "estar longe de". Apóstata é alguém que deixa, definitivamente de crer nas doutrinas básicas de uma determinada religião que antes houvera acreditado.  É a negação e o abandono da fé.

O apóstolo Paulo já lidava com esta situação no seu tempo. Muitos estavam  desertando das fileiras cristãs por atenderem a doutrinas estranhas que estavam se infiltrando na Igreja.
Paulo ainda alertava que nos últimos dias   haveria alguns cristãos que abandonariam a fé primitiva.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4.1

Estamos vivendo um tempo de grande apostasia, pessoas rejeitam a Palavra de Deus,  inventando doutrinas, distorcendo as Escrituras e deixando a fé que   foi aprendida .
Para ser caracterizada apostasia a pessoa precisa abandonar doutrinas fundamentais da fé.
São elas:

--> Negar a Trindade.

--> Negar a Salvação pela fé através da graça.

--> Rejeitar Jesus como filho de Deus como único Salvador e Mediador para a humanidade.

--> Rejeitar a Autoridade Suprema das Escrituras Sangradas.
Estes são os Pilares da Fé Cristã.


Se algum homem negar alguma destas doutrinas, que  antes  houvera abraçado, então este homem é um apóstata. Um legítimo apóstata, virou as costas para a Graça divina.

Judas era o meio-irmão de Jesus e líder da igreja primitiva. Em sua carta do Novo Testamento, ele descreve como reconhecer a apostasia e exorta os do corpo de Cristo (Igreja) a pelejarem pela fé .

Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.  
Judas 1.3


Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. 
 Judas 1.4

Judas  descreve  a entrada do apóstata na igreja. Ele então  define o perfil do apóstata:
* Ímpio - Ele é um homem ímpio que pratica coisas que desagradam a Deus. Rejeita o poder transformador de Cristo.
* Ensina que a graça de Deus pode ser desculpa para a prática  do pecado. Rejeita  então as Escrituras Sagradas e a doutrina da Salvação pela fé.
* Nega  a própria Essência de Deus, isso inclui abandono de crenças tais como Trindade, Onisciência, Onipotência e Onipresença.

Judas descreve as características gerais do homem que abandonou a verdadeira fé.  Ele dissemina a apostasia no meio das Igrejas, sempre.  Existem muitos apóstatas ensinando seus enganos, hoje no meio do povo de Deus.

Um grande perigo da APOSTASIA,   é uma pessoa  aceitar um ensino errado e, sobre essa ensino, se submeter a uma doutrina estranha que vai contra os pilares da fé claramente expostos nas Escrituras. Ela arrasta a pessoa para o lodo da descrença e mata a fé genuína que um dia nascera no coração do homem.

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;  Filipenses 1.6

Os eleitos em Cristo jamais apostatarão da sua fé, ela é genuína, verdadeira e jamais acabará. Deus preservará sua fé.

Não deixe que a apostasia entre na sua vida, permaneça  com sua chama acesa, firme na fé. Mostre ao mundo quu você é um salvo em Jesus.



Publicado em  23/10/13 13:33

Comentários

Nagila Domingos disse…
Verdade e nos dias de hoje nós já estamos presenciando isso, um conjunto de maus exemplos e ensinamentos incorretos que está levando muitos 'crentes" a retrocederem, só Jesus pra dar vitória.
Muito bom, Deus abençoe!
Meu Mundo Em Transição
Victor Rodrigues disse…
Nos nossos tempos, infelizmente, muitos tem seguido doutrinas falsas, como o unicismo ou dualismo, o que tem levado muitos para a destruição.
Bom texto Vitor, que Deus continue te usando.
Graças a Deus pela sua vida irmão Vitor Germano. Belo texto. Infelizmente alguns apóstatas tem tido acesso aos púlpitos de muitas igrejas e a muitos veículos de grande alcance midiático. Que Deus te use para combater em favor da verdadeira fé.

Sola Gratia
Sola Fide
Solus Christus
Sola Scriptura
Soli Deo Gloria

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores