Pular para o conteúdo principal

A Importância da Reforma nos nossos dias


A Importância da Reforma nos nossos dias


Olá irmãos em Cristo. Estamos em clima de festa, pois no dia 31 de outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. E a convite do meu amigo Vitor, estou aqui para fazer um breve texto sobre a importância da Reforma nos nossos dias atuais.

Pouco se ouve falar da Reforma nos nossos dias atuais. A mídia tenta encobrir essa data com o Halloween, e as escolas quando falam sobre o assunto, na maioria dos casos, coloca os reformadores como os “vilões” da história.

A Reforma começou na Alemanha, no ano de 1517, quando o então cardeal da Igreja Católica Martinho Lutero se opôs a algumas regras e normas impostas pela Igreja Católica, como as indulgências, proibição de qualquer pessoa ler a Bíblia, o uso de imagens de santos nos cultos etc. E então, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero coloca na parede da Catedral de Wittenberg as suas 95 Teses. E nessas teses, Lutero coloca suas oposições à grande parte daquilo que o catolicismo pregava, propagando assim uma idéia de “reforma”. A Igreja Católica olhava para Lutero e seus seguidores como “protestantes”, dando assim a origem do termo “Reforma Protestante”.

As idéias de Lutero se espalharam rapidamente por toda a Europa, e em pouco tempo surgiram outros reformadores, como João Calvino, John Knox etc.

A Reforma chegou a ponto de fazer a Igreja Católica a realizar, em 1545, o Concílio de Trento, ou simplesmente a Contra-Reforma, onde várias mudanças acabaram acontecendo dentro do catolicismo, para quem sabe, dar uma freada no crescimento do Protestantismo no mundo.

Agora eu te faço uma pergunta: 
Qual a importância da Reforma Protestante nos nossos dias atuais?

Cedo ou mais tarde a reforma iria acontecer, pois a Igreja estava corrompida com o evangelho verdadeiro. O evangelho verdadeiro é aquele que devemos amar uns aos outros. Ensinar a eles o que a Bíblia nos fala sobre Deus, sobre a história da humanidade e sobre o fim de todas as coisas, e o que víamos era uma Igreja que seguia suas próprias vontades, deixando a Palavra de Deus de lado, cobrando taxas para que seus pecados sejam perdoados e matando todos aqueles que se opunham ao catolicismo.

Lógico, o objetivo dos reformadores era de reformar as idéias da Igreja, trazendo-a de volta ao evangelho simples. Não conseguindo esse feito, tiveram de se separar da Igreja Católica. E com essa separação, o protestantismo foi separado em várias ramificações, como o Luteranismo, Anglicanismo, Presbiterianismo, Batistas, Metodismo, Adventistas, Congregacionismo, Pentecostalismo e Neo-Pentecostalismo. Os protestantes hoje chamados de evangélicos.

Mesmo essas ramificações tendo suas doutrinas e costumes, todas buscam de certa forma adorar a Deus, sem a necessidade de um intermediário que não seja Jesus Cristo. Algumas denominações não permitem algumas coisas para serem realizadas dentro do templo, ou até mesmo proíbem algumas vestimentas para as mulheres, mas enfim, esse não é o foco desse texto. O foco desse texto é que hoje podermos adorar a Deus em espírito e em verdade, podemos pular, gritar, dançar para Deus, somos livres para o Senhor.

Por isso a Reforma é tão importante para nós. Ela nos trouxe de volta um direito que o sistema religioso da época nos tinha tirado. De podermos ter apenas a Cristo como intermediário entre o homem e Deus. De podermos ler a Bíblia. De saber que quando nos arrependemos do fundo do nosso coração, Deus nos perdoa e nos faz nascer de novo. De sermos livres em Cristo Jesus.


 Colaboração especial Victor Rodrigues.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores